Percebemos que você está visitando o site do Reino Unido. Gostaria de visitar nosso site principal?

Tipos de SSDs

Tipos de SSDs

Desenho de um SSD com traços de circuitos emanando dos lados

Você está procurando melhorar a velocidade do seu sistema com um novo SSD. Mas qual você escolhe? Parte de sua decisão se refere ao tipo de conexões de armazenamento do sistema e seu formato – a forma e tamanho do SSD. O drive SSD que você escolher também terá uma interface de armazenamento SATA ou NVMe (Usando PCIe).

Ao longo dos anos, SATA tem sido o mais prevalente dos dois. Entretanto, NVMe foi projetado especificamente para uso em SSD ao invés de SATA, que foi originalmente projetado para HDDs e adaptado para uso NVMe. SSDs NVMe suportam vários formatos, tornando-se versátil para muitas plataformas de armazenamento desde servidores até all-flash arrays. NVMe vem rapidamente crescendo em popularidade tornando-se a interface padrão do setor para tudo, desde os últimos consoles de jogos, laptops e desktops para usuários finais até os servidores dos mais avançados data centers.

SSDs Kingston de vários formatos

Formatos de SSD: 2.5 pol, M.2, mSATA e U.2.

2.5 pol
Ao procurar adquirir SSDs a primeira coisa que você precisa saber é qual formato se ajusta melhor ao seu computador. Há SSDs de todas as formas e tamanhos. Por exemplo, 2.5 pol é o tipo mais comum de SSD e se ajusta à maioria dos laptops ou PCs. Ele tem uma forma similar a uma unidade de disco rígido tradicional (HDD) e conexão via cabos SATA, assim oferece uma experiência bastante similar àquela que as pessoas já estão acostumadas.

M.2
Outro formato, M2, se tornou o tipo padrão de armazenamento para laptops e notebooks mais finos. Seu formato pequeno é normalmente comparado a um chiclete, sendo fácil de instalar diretamente na placa-mãe na maioria dos casos. Ele está disponível em vários comprimentos para permitir diferentes capacidades de drive SSD. Quanto maior o comprimento do drive mais chips Flash NAND podem ser montados, resultando em drives de maior capacidade.

mSATA
mSATA ou mini-SATA, se refere essencialmente a versão menor do SSD SATA tamanho padrão. Ele usa um formato compacto como M.2, mas não é intercambiável. Drives M.2 podem suportar opções de interface SATA e PCIe enquanto mSATA somente suporta SATA. Este formato foi projetado para sistemas com formatos menores onde o espaço é limitado.

U.2
Finalmente, existe o U.2 que se parece com um drive de 2.5 pol sendo um pouco mais grosso. Ele utiliza um conector diferente e envia dados através da interface PCIe. A tecnologia SSD U.2 é normalmente voltada para estações de trabalho, servidores e aplicações empresariais avançadas que precisam de maior armazenamento. Isso permite temperaturas de operação mais elevadas, sendo mais favorável à transferência de calor do que o formato M.2.

Close de um conector M.2

Interfaces: SATA vs. NVMe

A interface de comunicações é o modo como seu computador se comunica com seu PC. Ela está disponível em dois tipos - SATA e PCIe NVMe. A interface SATA é mais acessível economicamente, encontrada mais facilmente e oferece bom desempenho em aplicações comuns. PCIe é a interface padrão para NVMe, sendo três a dez vezes mais rápida do que o SSD SATA. A maioria dos SSDs M.2 de alto nível lançados nos últimos anos suportam NVMe (mas nem todos os M.2 são NVMe; alguns são SATA). NVMe é muito mais rápido porque oferece mais largura de banda do que os modelos SATA, o que melhora o desempenho em aplicações que exigem maior produtividade. Se as tarefas diárias consistem em trabalho mais intenso como edição de vídeo e transferência de grandes arquivos, então SSDs NVMe seriam uma boa escolha.

Agora que você entende as diferenças entre formatos SSD e também suas interfaces, sua escolha deverá ser mais fácil. Tenha em mente o dispositivo que você está atualizando ao comprar seu próximo SSD. Seja um laptop, desktop ou servidor, qualquer atualização com SSD será um aprimoramento notável em relação a um drive de disco giratório tradicional. Eles são mais rápidos, menores e mais eficientes em termos de calor e capazes de suportar movimento e quedas acidentais. Certifique-se de ler o manual do usuário do fabricante de sua placa-mãe/sistema para confirmar que formato funcionará melhor com seu dispositivo.

#KingstonIsWithYou

Vídeos relacionados

Artigos relacionados