Por que NVMe é importante no Data Center
Os protocolos de armazenamento estão se aprimorando à medida que as organizações investem na transformação digital atual que está ocorrendo no ambiente empresarial intensivo de dados. Até agora, SATA (suporta SSD e discos rígidos giratórios) era o protocolo dominante, mas com o surgimento da memória não volátil express, os equipamentos estão se voltando para um novo tipo de tecnologia.
Conhecido como NVMe, o novo protocolo de armazenamento fortalece os data centers e ambientes empresariais para aproveitarem totalmente o alto desempenho da memória flash. Como a interface SATA foi criada para discos rígidos, ela possui muitos pontos negativos quando comparada com SSDs baseados em memória flash. Enquanto o protocolo SATA está disponível tanto para SSDs quanto para HDDs, NVMe foi especialmente projetado para SSDs. Como resultado, a diferença de desempenho entre SATA e NVMe é impressionante.
A Fig. 1 acima mostra as diferenças de IOPS e largura de banda entre SATA e NVMe
SATA III apresenta velocidades de até 600MB/s, mas não é capaz de manter esse tipo de desempenho consistentemente. SSDs com base em SATA são proficientes para a carga de trabalho de alguns data centers, já que existem muitos servidores antigos no campo compatíveis apenas com SSDs SATA/SAS, mas que irão eventualmente ficar limitados e serão superados no seu desempenho.
Permitindo numerosas operações de I/O ao mesmo tempo, o NVMe torna possível o processamento multicore necessário para as organizações competirem em acessar, manipular e processar dados de modo eficiente em ambientes empresariais. A Qualidade de Serviço (QoS) é o que oferece um excepcional equilíbrio de entrega consistente de I/O e alto desempenho IOPS de leitura e gravação para administrar uma ampla variedade de cargas de trabalho.