Opção 3: Comprar novos dispositivos
Investir em novos dispositivos pré-instalados com o Windows 11 parece uma solução direta. Novos hardwares garantem compatibilidade com os softwares e recursos de segurança mais recentes, oferecendo uma transição tranquila.
No entanto, essa opção pode ser cara e pode não ser viável para todas as empresas, especialmente aquelas com restrições orçamentárias. Ainda assim, se você está pensando em adquirir novos dispositivos, a próxima pergunta-chave é: você compra um PC com IA ou um PC sem IA?
Comprar um PC com IA
Embora os PCs com IA ofereçam tecnologia de ponta e capacidades avançadas, há várias limitações que as empresas devem considerar antes de fazer a compra.
Os PCs com IA geralmente são mais caros do que os PCs tradicionais devido à inclusão de componentes avançados, como NPUs (Unidades de Processamento Neural) e CPUs e GPUs de alto desempenho. Isso pode ser um investimento significativo, especialmente para empresas com orçamentos apertados.
Além disso, as empresas que desejam adquirir PCs com IA enfrentam outra decisão: devem optar por dispositivos com chipsets ARM, como o Qualcomm Snapdragon, ou chipsets X86, como os da Intel ou AMD?
Embora os PCs com IA Snapdragon ofereçam um desempenho geral melhor em comparação com seus equivalentes Intel e AMD, há algumas desvantagens. A execução de aplicativos x86 em CPUs Snapdragon geralmente requer emulação, como o Prism nos PCs Copilot+. No entanto, a emulação pode levar a um desempenho mais lento, e alguns recursos do sistema operacional emulado podem nem sempre ser compatíveis com o hardware.
Embora isso esteja melhorando para muitos aplicativos comerciais populares, o mesmo não pode ser dito para aplicativos personalizados ou de nicho que muitas empresas usam.
Apesar do hype em torno das capacidades dos PCs com IA, muitas empresas lutam para encontrar aplicações práticas imediatas para eles. Os benefícios dos PCs com IA podem não ser totalmente realizados até que mais softwares e aplicativos impulsionados por IA se tornem padrão. Nesse ponto, os primeiros adeptos podem se ver presos a dispositivos com especificações inadequadas – e tendo que comprar duas vezes dentro de seu ciclo de atualização usual.
Comprar um PC sem IA
Embora os PCs sem IA possam parecer o melhor caminho para substituir dispositivos existentes devido às suas especificações diretas e compatibilidade com uma ampla gama de softwares, você precisa considerar o futuro – já que geralmente espera-se que os dispositivos durem entre 3 e 5 anos.
E à medida que os PCs com IA e suas aplicações continuam se expandindo em alcance e propósito, é provável que se tornem a escolha padrão para muitos usuários. Isso pode significar que os PCs sem IA podem se tornar menos compatíveis com novos softwares e atualizações, levando a uma possível obsolescência.
Em resumo, se você comprar PCs sem IA para sua empresa, pode acabar precisando atualizar para um PC com IA mais cedo do que o esperado, o que novamente pode resultar em você comprar duas vezes.