Percebemos que você está visitando o site do Reino Unido. Gostaria de visitar nosso site principal?

Módulos de memória CUDIMM e CSODIMM
O que é CUDIMM / CSODIMM?

À medida que as velocidades padrão da DDR5 se tornam cada vez mais rápidas para desktop e laptop de última geração, a estabilidade e a integridade dos dados se tornam problemas críticos para mitigar. Aumentar as velocidades significa mais ruído eletrônico e a instabilidade, tornam-se crítico e resultando potencialmente em erros, perda de dados ou até congelamento do sistema. Para enfrentar este desafio, a agência que mantém os padrões industriais da memória, JEDEC, especificou uma nova exigência no final de 2023 para UDIMMs DDR5 (Unbuffered Dual Inline Memory Module) e SODIMMs DDR5 (Small Outline Dual Inline Memory Module). Começando com a introdução da DDR5 de 6400MT/s, um componente do CKD (Client Clock Driver) tem que ser adicionado ao módulo de memória para reorientar o sinal do clock, minimizando o ruído e instabilidade, ao melhorar a integridade do sinal.

Os sinais do clock, tradicionalmente gerados pelo processador, são sinais de tensão e corrente que fluem a uma frequência constante, oscilando entre seus estados alto e baixo. Estes sinais permitem que os componentes se sincronizem através da placa-mãe, para que os dados sejam enviados e cheguem ao mesmo tempo. Com o driver do clock no módulo, ele irá gerar o seu próprio sinal de clock para garantir a sincronização precisa no módulo.

Novas classificações de memória

Para diferenciar os módulos DDR5 legados que não possuem um driver de clock, a JEDEC requer a adição de um "C" de "clocked" para indicar a inclusão deste componente, daí os novos tipos de módulo CUDIMM e CSODIMM. Esta é uma distinção importante, uma vez que CUDIMMs e CSODIMMs usam os mesmos soquetes que as DDR5 UDIMMs e SODIMMs existentes. Para evitar problemas de compatibilidade, os fabricantes de chips e placas-mãe implantarão atualizações da BIOS para placas-mãe legadas que desativam o driver de clock da própria placa caso um CUDIMM/CSODIMM esteja instalado. Quando um CUDIMM ou CSODIMM é instalado em um sistema legado, ele funcionará automaticamente na velocidade suportada desse chipset e processador.

Esta melhoria beneficia uma ampla gama de aplicações, desde jogos e projetos criativos até pesquisas científicas e cálculos financeiros, onde a precisão dos dados é fundamental. A adição do driver de clock também abre novas fronteiras para as velocidades de overclock. A integridade melhorada do sinal significa que podem ser atingidas velocidades mais rápidas e que se mantêm estáveis sob tensão.

Os CUDIMMs (Clocked Unbuffered DIMMs) e os CSODIMMs (Clocked Small Outline DIMMs) representam um avanço significativo na tecnologia de memória, atendendo à necessidade crescente de hardware de computador de alto desempenho. Adicionar o driver de clock ao módulo é apenas um exemplo de como os requisitos de memória estão sempre evoluindo e representando um papel significativo na obtenção de um desempenho ideal do sistema.

Artigos relacionados