Percebemos que você está visitando o site do Reino Unido. Gostaria de visitar nosso site principal?

Porque um NAS doméstico deve ser para todos

Uma unidade NAS em uma mesa, com um drive em um rack removido ao lado.

O armazenamento ligado à rede, também conhecido como NAS (network-attached storage), é uma excelente opção de armazenamento para casas ou pequenos escritórios. O armazenamento de ligação direta tradicional (DAS - direct-attached storage) é inflexível, enquanto uma rede de área de armazenamento (SAN - storage area network) pode ser muito cara e complexa para ser utilizada em casa ou em pequenas empresas. Algumas famílias e empresas dependem de serviços de nuvem para armazenamento, que oferecem um grau de utilidade e flexibilidade, mas muitas vezes resultam em pagar mais a longo prazo por um serviço que depende do acesso constante à Internet para disponibilidade. Um NAS é fácil de configurar e pode ser econômico para executar.

Como o NAS funciona?

Um NAS é um sistema de armazenamento central de um ou mais drives ligados à sua rede local por cabo Ethernet ou, mais frequentemente, por Wi-Fi. Como parte de uma rede doméstica ou de uma empresa, o NAS pode ser acessado por vários dispositivos, tais como laptops, telefones, tablets, smart TVs, até consoles de jogos.

Tipos de NAS

Existem três variedades principais de NAS: Armazenamento em nuvem privada, NAS pré-construído e NAS DIY.

  • Armazenamento em nuvem privada: Estes dispositivos estão na extremidade inferior, em termos de especificações. Alguns usam discos rígidos embutidos, enquanto outros têm SSDs embutidos. Eles têm a vantagem de serem fáceis de usar, muitos sendo gerenciados através de um aplicativo móvel, e são comercializados para usuários leves, como famílias e pequenas empresas. Ao usar uma conexão com fio, eles podem oferecer velocidades de transferência aproximadamente iguais a uma conexão Gigabit Ethernet, o que significa que eles possuem desempenhos tão altos quanto um NAS pré-construído. A maioria dos dispositivos de armazenamento em nuvem privada só tem um drive, o que significa que não possuem redundância de dados. Os usuários com estes sistemas precisarão dar prioridade às cópias de segurança para proteger seus dados.
  • NAS pré-construído: Esses tipos de sistemas geralmente oferecem mais acesso a sistemas de arquivos e matrizes eficazes, com um gerenciamento de direitos de documentos mais sólido. Eles vêm com seus próprios sistemas operacionais e os aplicativos tendem a ser mais sofisticados do que as opções de armazenamento em nuvem privada acessível para iniciantes, oferecendo recursos mais especializados. Muitos têm vários compartimentos de drive e vêm sem drives, permitindo que você adicione novos drives à medida que seus requisitos de armazenamento aumentam. Eles podem ser configurados em um JBOD ou RAID redundante (apenas um monte de discos).
  • NAS DIY: Como a definição de um NAS é apenas um computador que compartilha o seu armazenamento com outros dispositivos através de uma rede, qualquer computador que instale um sistema operacional NAS pode ser um dispositivo NAS. Os sistemas operacionais mais utilizados para este fim são o TrueNAS, o unRAID e o OMV 3. Os usuários devem pesquisar e considerar quais as suas necessidades, uma vez que sistemas operacionais diferentes utilizam sistemas de arquivos diferentes.

Razões para adotar o NAS

  • Fácil de configurar: Para instalar um NAS, basta enchê-lo com drives de armazenamento com a quantidade desejada, conectá-lo, ligar à rede via Ethernet ou sem fios, se compatível. As unidades NAS têm processadores internos e memória, como um PC, embora geralmente sejam acessadas através de um navegador no seu PC ou dispositivo móvel.
  • Fácil de fazer backup de dados: Os arquivos guardados no NAS estão seguros se o drive de armazenamento ou o sistema operacional do PC falhar. Uma configuração modesta do RAID 1 com dois drives significa que, se um falha, o espelho pode ser usado para restaurar o sistema quando o drive com falha for substituído.
  • Fácil compartilhamento de arquivos: Um NAS pode facilmente servir como um hub de mídias em uma configuração doméstica. Você pode acessar arquivos a partir do console de jogos, do computador do seu home office ou de qualquer outro computador da casa. As pequenas empresas também se beneficiam. Várias pessoas podem gerir, armazenar, fazer backup e arquivos a partir de um único local. O gerenciamento de projetos é muito mais fácil quando vários arquivos são armazenados em um único local, em vez de em meia dúzia de computadores.
  • Não afetado pelas velocidades da Internet: Um NAS tem a vantagem sobre um serviço de nuvem por ser local. Para grandes transferências de arquivos é possível se conectar diretamente ao NAS, o que será muito mais rápido do que a internet ou até mesmo as taxas de transferência de dados Wi-Fi da rede interna.
  • Organização: Operar um NAS não é apenas para os entusiastas da tecnologia. Muitos sistemas NAS vêm com o seu próprio sistema operacional, e é usado para gerir o armazenamento, facilitar a configuração e conectar-se e sincronizar com a rede doméstica ou da empresa.
    Economia: Um NAS tem um custo inicial que provavelmente excede a taxa mensal por uma quantidade equivalente de armazenamento na nuvem, mas com o tempo ele pode economizar dinheiro. Além do custo inicial, o custo de executar um NAS é muito menor do que o custo contínuo de um serviço de armazenamento em nuvem.

Benefícios de um NAS na sua casa

Três colunas de racks de drives em um grande NAS.

Uma Smart TV pode usar um NAS doméstico como servidor de mídia para música, galerias de fotos, filmes e muito mais. A necessidade de várias prateleiras de DVDs ou Blu-ray é eliminada, assim como a dependência das bibliotecas em constante mudança dos serviços de streaming. Muitos sistemas NAS vêm com aplicativos para tornar a mídia de reprodução fácil de usar para os membros menos experientes em tecnologia da sua família. Você pode até usar um NAS para hospedar servidores de jogos se tiver vários jogadores em sua casa.

Como escolher um NAS

Escolher o NAS certo para você significa avaliar as suas necessidades. Quantos dados você deseja armazenar? Há espaço para qual tipo de sistema? Escolher o produto certo e a configuração dos drives dependerá dessas preocupações práticas. Quanto mais compartimentos de drive o seu sistema tiver, mais capacidade de armazenamento terá, e mais redundância, protegendo-se contra problemas como falha no disco. Se o seu NAS vem sem drives, você precisará adquirir seus próprios drives ou reutilizar drives que você já está usando.

Você também deve considerar a velocidade de conexão de rede que necessita e o que será compatível com a rede existente. A maioria dos dispositivos para consumidor pode conectar-se sem fios ao seu NAS quando estiverem ligados à mesma rede, mas uma ligação direta e por cabo ao router normalmente resulta em maior desempenho e maior confiança. . Até mesmo um produto NAS básico normalmente suporta Gigabit Ethernet, resultando em backups e transferência de arquivos mais rápidas, e suporta vários protocolos de rede (por exemplo, NFS, SMB/CIFS, AFP e FTP). Uma Ethernet com um número maior oferece um rendimento mais rápido.

A função específica do seu NAS deve ser escolhida para atender às suas necessidades. Aqueles que procuram um NAS para backup e restauração de dados, podem priorizar um sistema que suporta recuperação e backup. Se você quiser um melhor compartilhamento de arquivos e pastas, há um NAS para isso. Diferentes sistemas operacionais de NAS também têm diferentes pontos fortes. Quando estiver pensando na função do seu NAS, você também deve considerar como ele vai envelhecer com o resto da sua rede. O processador estará à altura da tarefa dentro de dois anos? Quatro anos? O NAS tem slots de memória adicionais para atualizações de RAM? Existem compartimentos de drives excedentes para que, à medida que as suas necessidades de armazenamento cresçam, o seu NAS possa crescer com eles?

Por fim, isso nem precisaria ser dito, mas vale a pena pesquisar os produtos específicos que você está considerando. O que dizem os clientes anteriores sobre a sua experiência nas avaliações? As marcas têm reputação de ter controles de qualidade rigorosos? Como é o suporte de serviço pós-venda? Você pode descobrir que paga mais caro por uma marca conhecida. Tenha em mente que um negócio de um fornecedor relativamente desconhecido pode parecer mais econômico, mas vai custar mais caro a longo prazo por causa da baixa qualidade. Se você valoriza seus dados, não apare arestas no sistema que os protege.

Um laptop em uma mesa com um símbolo de cadeado. Ao lado de um sistema NAS com duas pilhas de drives.

SSD vs HDD para NAS

Um aspecto do uso de um NAS que não pode ser ignorado é se os drives de armazenamento que você coloca nos compartimentos de drive são unidades de estado sólido (SSDs) ou discos rígidos (HDDs).

A sua escolha de drive pode depender do propósito pretendido para o NAS. Em termos de valor financeiro, os usuários podem ficar tentados a escolher discos rígidos, uma vez que eles oferecem um custo inicial mais baixo em termos de armazenamento: Um disco rígido de 1 TB é normalmente mais barato do que um SSD de 1 TB. No entanto, existe uma contrapartida. Os HDDs funcionam com peças mecânicas. Isso significa que eles são mais vulneráveis à falha, especialmente se expostos a impactos. Os SSDs não utilizam peças mecânicas, o que significa que são mais resistentes e funcionam de forma mais silenciosa. Este pode ser um fator significativo quando existem vários compartimentos de drives funcionando ao mesmo tempo.

Um fator que deve ser considerado é a diferença na velocidade de ativação entre SSDs e HDDs em um NAS. Um disco rígido demora muito mais tempo para ser ativado e acessar os dados no NAS. Os entusiastas e aqueles que dependem da produtividade, como as pequenas empresas, podem facilmente se beneficiar da melhoria do desempenho. Para esses usuários, o SSD DC600M da Kingston pode ser altamente benéfico. Disponível em capacidades de até 7,68 TB e construído para oferecer proteção contra problemas como quedas de energia, ele oferece grande confiabilidade para aqueles que precisam do NAS.

Foi útil?

Pergunte a um Especialista

Pergunte a um especialista em SSD Servidor

Planejar a solução certa de memória exige um conhecimento das metas de segurança de seu projeto. Deixe que os especialistas da Kingston orientem você.

Vídeos relacionados

Artigos relacionados