Você montou seu PC dos sonhos, mas e agora? Antes de começar a usar seu novo PC, há alguns passos que você precisa concluir para garantir que ele esteja funcionando de forma apropriada e no seu desempenho máximo. Você está bem perto da linha de chegada, mas antes confira o que você precisa fazer antes de curtir sua montagem.
Configure as configurações da BIOS
A primeiríssima coisa a fazer depois de montar seu PC é configurar a BIOS (Sistema de Entrada/Saída Básico). A BIOS é armazenada por software em cada placa-mãe, que instrui o computador sobre como desempenhar funções básicas e ajuda a identificar o hardware em um computador.
Para acessar a BIOS, você precisa segurar uma das teclas de função quando o computador inicializar. A tecla exata usada para acessar a BIOS varia conforme o fabricante da placa-mãe e pode ser verificada nos documentos da sua placa-mãe.
Quando você abrir a BIOS pela primeira vez, pode ser um pouco desanimador, mas felizmente não são muitas configurações que você precisa mudar. E o mais importante, você precisa configurar a ordem do drive de inicialização, que será utilizado para iniciar o sistema operacional. Se você instalou seu sistema operacional em um drive USB, você vai precisar então definir esse USB como o drive de inicialização. Assim que você alterar a ordem do drive de inicialização, você vai precisar reiniciar o computador. Quando seu computador ligar, a BIOS tentará inicializar a partir do primeiro dispositivo na ordem que você especificou.
Outra coisa que você pode verificar quando entrar na BIOS é se sua RAM está funcionando na velocidade correta. Se você pagou mais caro por uma RAM veloz, você vai querer receber as velocidades que comprou. Você deve também habilitar o XMP para que possa aproveitar as velocidades mais altas de clock que sua RAM deve ter. Esta opção deve estar enterrada em uma tela de configurações avançadas, mas sempre procure por ela!