Com novidades da próxima geração de consoles transbordando nosso radar tecnológico ultimamente, estamos sendo inundados com números e especificações como nunca. Gamers de PC experientes foram condicionados a esperar a implacável marcha de tecnologia que constantemente lança novas linhas de todos os componentes. Mas hoje em dia, com a confusão entre nomeação, numeração e a adição de especificações, é mais difícil do que nunca entender o que querer e o que comprar. Para ajudar a ajeitar as coisas para a sua próxima compra, vamos falar sobre o básico: memória.
Como o nome sugere, a memória é uma medida da quantidade de dados que um computador pode memorizar ou armazenar. Mas como o cérebro humano, isso se separa em duas funções distintas: memória de curto e de longo prazo. A memória de curto prazo é basicamente apagada assim que seu computador acaba de usar o que armazenou lá ou quando você desliga o computador. A memória a longo prazo é qualquer arquivo com a intenção de ser mantido depois que o sistema for desligado e é conhecida como armazenamento.
Quando alguém fala sobre a quantidade de memória que tem um PS5, Xbox Series X ou PC, eles provavelmente estão falando da memória a curto prazo. Em termos técnicos, essa é a RAM, ou Memória de Acesso Aleatório (Random Access Memory). Quando você pensa em RAM, o que provavelmente vem à cabeça são unidades como DDR4. Você pode visualizar isso como vários blocos de notas que ficam no seu CPU, permitindo manter acessíveis coisas como imagens, arquivos, cálculos, programas etc., porque ele vai precisar trabalhar com elas imediatamente. (por exemplo, utilizar mapas ou modelos rapidamente quando necessitados por aplicativos.)