Percebemos que você está visitando o site do Reino Unido. Gostaria de visitar nosso site principal?

Instrução sobre overclock

O overclock é o ajuste de velocidades de clock além das especificações padrão visando um melhor desempenho. Por exemplo, aumentar a velocidade de clock e abaixar a latência (estados de espera) dos valores padrão do setor (JEDEC) na RAM pode impactar significativamente o desempenho da aplicação do PC. Módulos de memória Kingston FURY apresentam duas abordagens simples para fazer o overlock da memória: Plug and Play para novatos e Perfis de Memória Extrema para especialistas.

Para entusiastas de PC (anteriormente conhecidos como hobbyists), overclock é uma forma de arte que possui sua própria subcultura. Os overclockers mais extremos farão um grande exforço para tentar quebrar recordes mundiais, como resfriar seus componentes com nitrogênio líquido. Entretanto, nem todos que desejam um equipamento de jogos poderoso precisam ser um overclocker extremo para conseguir um melhor desempenho do seu hardware. Em meados dos anos 2000, a Intel, AMD e NVIDIA criaram métodos que permitiam fazer um overclock da memória de modo simples através de perfis programados no DIMM. Esses perfis definiam a velocidade do clock, tensão e latências. Um sistema de verificações e equilíbrios desenvolvidos entre os criadores de chipsets/processadores, os fabricantes de placas-mãe e as empresas de memória para oferecer uma plataforma estável. Isso facilita para os entusiastas e também não entusiastas aumentarem o desempenho de seus módulos de memória.

Registros de overclock da Kingston

Registros de overclock da Kingston

Somos orgulhosos dos recordes quebrados usando as memórias Kingston.

Saiba mais

Leitura da memória em MB/s (Quanto mais alta melhor)

Perfil de desempenho
Kingston FURY Renegade DDR4

Leitura de memória 39248 MB/s
Velocidade Latência Tensão
2666 MHz 13-15-15 1,35V

Plug-and-Play (PnP)
Kingston FURY Beast DDR4 / Kingston FURY Impact DDR4

Leitura de memória 38032 MB/s
Velocidade Latência Tensão
2666 MHz 16-18-18 1,2V

Padrão do Setor (JEDEC)
Memória DDR4 Kingston

Leitura de memória 37463 MB/s
Velocidade Latência Tensão
2666 MHz 19-19-19 1,2V
Plug and Play

Plug and Play

O método Plug N Play de overclock de memória é um conceito lançado pela Kingston. Apresentado nas linhas de produtos de memória Kingston FURY Beast e Impact, o Kingston FURY Plug N Play é uma memória que realiza o overclock automaticamente com pré-ajustes configurados em fábrica por nossos engenheiros.

Não há necessidade de alterar as configurações e timings manualmente. Você não precisa nem selecionar um perfil. Como os perfis trabalham em tensão padrão, você pode simplesmente conectá-los e eles estarão prontos para o uso. Plug and Play é o ideal se você tem um sistema que não permite ajustes de memória no BIOS, ou se você deseja uma solução fácil para obter melhor desempenho da sua memória. Na maioria dos sistemas, a Kingston FURY Plug N Play fará ela mesma o overclock automático na máxima velocidade permitida pelo BIOS.

Intel XMP

Intel XMP


Intel

A abordagem da Intel para o overclock da memória é chamada de XMP (Perfil de Memória Extrema). Perfis XMP são configurações de overclock pré-ajustadas nos DIMMs na fábrica. Para DDR3 e DDR4, a especificação Intel XMP 2.0 forneceu até dois perfis de overclock: um agressivo e o outro ligeiramente menos agressivo. Para a DDR5 a Intel criou o XMP 3.0, que suporta até cinco perfis de overclock, dois deles são programáveis pelo usuário. Com a exceção das peças incluídas Plug N Play, todos os módulos Kingston FURY incluem os valores JEDEC padrão (tensão, timings e velocidade padrão do setor). XMP é a solução da Intel para um overclock de memória seguro e garantido em plataformas Intel. Os perfis XMP podem ser habilitados na BIOS, ou através do Extreme Tuning Utility (XTU), da Intel, que está disponível para download no seu site.

Há duas classificações de Intel XMP: Certified e Ready. Intel XMP Certified significa que os DIMMs tiveram seu funcionamento verificado pela Intel em modelos específicos de placas-mãe. Esses resultados foram compilados e publicados no site XMP da Intel. Intel XMP Ready significa que os DIMMs vêm com perfis XMP e foram testados no fabricante da memória e/ou pelo fornecedor da placa-mãe nas velocidades publicadas; entretanto, não foram submetidos à Intel.

Leitura da memória em MB/s (Quanto mais alta melhor)

Perfil de desempenho
Kingston FURY Renegade DDR4

Leitura de memória 50004 MB/s
Velocidade Latência Tensão
3600 MHz 17-18-18 1,35V

Perfil de desempenho
Kingston FURY Renegade DDR4

Leitura de memória 42411 MB/s
Velocidade Latência Tensão
3000 MHz 15-17-17 1,35V

Padrão do Setor (JEDEC)
Memória DDR4 Kingston

Leitura de memória 37463 MB/s
Velocidade Latência Tensão
2666 MHz 19-19-19 1,2V
AMD EXPO™

AMD EXPO™

AMD Expo

A especificação do perfil de overclock da AMD para DDR5 é chamada de EXPO, que é a abreviação de EXtended Profiles for Overclocking (Perfis Estendidos para Overclock). Apresentado no AM5 e sistemas mais novos, a EXPO fornece para dois perfis de overclock, além de um perfil de usuário programável que pode ser selecionado na BIOS. As peças Kingston FURY com EXPO utiliza Perfil 0 para a latência e velocidades publicadas, e Perfil 1 para um overclock secundário, menos agressivo. O perfil programável do usuário também está disponível para especificações customizadas, e os valores JEDEC padrão (tensão, timings, velocidade padrão do setor) fornecem uma inicialização estável de fábrica. As peças Kingston FURY com EXPO são certificadas AMD na velocidade de kit/peça publicada.

O overclock pressiona as especificações de memória estáveis do setor (velocidade, latências, tensão) para atingir uma maior e melhor performance. Embora geralmente seguro e suportado pela Intel, AMD e os fabricantes do sistema/placa-mãe, o overclock é feito por sua conta e risco. A estabilidade do sistema pode ser comprometida por algumas velocidades e configurações. Os produtos FURY listados são baseados em testes de fabricante de placa-mãe (QVLs) e testes internos da Kingston, entretanto alguns sistemas podem precisar de componentes premium (modelos de processadores de ponta, placas-mãe, suprimentos de energia e resfriamento por água) para alcançar um overclock estável, especialmente em velocidades extremas.

Artigos relacionados